Secretarias Municipais de Educação podem participar até 30 de setembro por meio de formulário on-line. Iniciativa busca subsidiar políticas públicas para a etapa
A Fundação Carlos Chagas (FCC) abriu uma consulta nacional para identificar e analisar experiências de avaliação da e na educação infantil desenvolvidas por municípios brasileiros. A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), receberá informações de profissionais das Secretarias Municipais de Educação por meio de formulário online, disponível para preenchimento, de forma anônima, até 30 de setembro.
“Temos pouco conhecimento sobre as experiências municipais de avaliação da educação infantil, embora saibamos que muitos municípios avaliam suas redes. A pesquisa, em nível nacional, tem potencial para contribuir com informações relevantes para o fomento de políticas públicas que visam o aprimoramento da avaliação da referida etapa”, afirma Fabiana Silva Fernandes, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da FCC e coordenadora do estudo.
Os resultados contribuirão para ampliar o conhecimento sobre as práticas atualmente adotadas pelas redes de ensino em todo o país. As informações coletadas ainda servirão de base para analisar em que medida as práticas implementadas hoje estão alinhadas a uma concepção avaliativa capaz de assegurar o direito das crianças pequenas a uma educação pública de qualidade.
Além disso, os dados deverão subsidiar o aprimoramento de políticas públicas e estratégias nacionais voltadas à avaliação da educação infantil, etapa que passou recentemente a integrar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A iniciativa integra o estudo “Avaliações da educação infantil em municípios brasileiros: mapeamento e análise de proposições vigentes”, que tem como objetivo compreender como os municípios vêm estruturando processos avaliativos voltados à educação infantil. A pesquisa irá compilar informações sobre avaliações elaboradas pelas próprias redes municipais ou desenvolvidas em colaboração com estados e União, além de investigar os desenhos, finalidades e usos dessas avaliações.
Serviço
Redes municipais podem participar de consulta nacional para mapeamento das experiências avaliativas em educação infantil
Cadastro: até 30 de setembro, via formulário.
Público-alvo: Profissionais das Secretarias municipais de educação.
Formulário: https://pt.surveymonkey.com/r/6DWKYQ7
Por: Fundação Carlos Chagas